MENU

Aprenda dizer NÃO para enriquecer

Olá,

Segue abaixo para você de presente a crônica
” Quando Digo não “
do meu Livro Somos Todos Decoradores – O Dia a Dia de uma Arquiteta
( Não divulgue sem me dar crédito, lembre-se da lei de direitos autorais, ok?)

somos todos decoradores


Quando eu digo não

Está aí um exercício que aprendi a duras penas ao longo de minha vida profissional.

Confesso: no início de carreira era difícil falar “não”, depois, foi ficando mais fácil e hoje, é um prazer.
Trata-se apenas de levar a sério nossa intuição. Todos temos um alarme interno e quando ele dispara, 99% das vezes significa que é hora de pular fora.

Depois de estagiar por cinco anos num grande escritório de arquitetura em São Paulo, resolvi alçar voo sozinha. Jovem, estava cheia de disposição em atender meus primeiros clientes.

Foi assim que descobri o quanto uma arquiteta recém-formada pode ser manipulada.

Além de abusarem demais nos pedidos e desrespeitarem regras básicas, como ligar tarde da noite para tratar de questões que poderiam perfeitamente ser resolvidas na manhã seguinte.

Em meus pouco mais de 20 anos de profissão posso dizer que minha intuição nunca se enganou , se já na primeira entrevista o cliente discordar de tudo que você fala ou então der a entender que não confia muito em arquitetos e em seus fornecedores, ou ainda só falar em desconto, pode acreditar: não vai dar certo.

É melhor agradecer pelo contato e não assumir compromisso.
Caso contrário, muita dor de cabeça deverá vir pela frente.
Outro motivo que me faz falar “não” ao cliente sem pestanejar é quando este me propõe um serviço que vai além da capacidade de meu escritório.

Quando a esmola é muito grande o santo desconfia…ou dando um passo maior que a perna, Tô fora!


Três letrinha poderosas

Ene, a, o, til: NÃO.
Quando pronunciadas juntas, elas têm a capacidade de mudar o rumo de uma vida. Sei que para muitos não é fácil rejeitar uma proposta ou contrariar alguém. A terapeuta americana Harriet Braiker, autora do livro A síndrome da boazinha (Ed. Record), dá uma boa dica.
Ela chama de técnica do disco arranhado. Quando estiver em dúvida sobre o “não”, adie sua decisão. Diga que precisa analisar melhor a questão e evite dar uma resposta imediata. Se a pessoa insistir, fique firme e repita calmamente a sua justificativa, quantas vezes for preciso. Mais tarde, com os pensamentos no lugar, com certeza o “não” vira mais fácil e de uma forma segura.

assista no meu canal do Youtube Decorei Tudo o video- Quando dizer não, e NÃO esqueça nunca mais:

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mais posts:

Vermelho na Decoração

RED MOOD . Como usar VERMELHO na decoração com maestria. . Pintar uma parede de vermelho é o óbvio e já foi muito usado e